
ANTES DE COMEÇAR
Quem pretende empreender não pensa em outra coisa a não ser fazer o seu negócio dar certo. Afinal, o investimento e a dedicação precisam de um bom retorno.
O Brasil está entre os países mais empreendedores do mundo. Entretanto, o número de empresas que fecham nos primeiros anos ainda é muito alto. O fato é que não existe uma receita pronta para o sucesso, as estratégias variam de acordo com o perfil do empreendedor, o ramo de atuação da empresa, as condições do mercado, os objetivos e, principalmente, das suas habilidades como gestor.
Apesar de não existir milagre ou fórmula mágica para ser bem-sucedido, existem algumas estratégias para fazer o seu negócio dar certo, e vamos compartilhar elas aqui.
EMPREENDER É PARA MIM?
Abrir um negócio é um desafio enorme. Algumas perguntas podem te ajudar a se certificar de que você está preparado para superá-los. Tornar-se um empreendedor é uma decisão que pode mudar sua vida. Às vezes isso acontece naturalmente, conforme as oportunidades vão surgindo.
Outras empreitadas surgem por necessidade. Em todos os casos, é preciso ter muita cautela antes de começar o seu próprio negócio. Afinal, largar a estabilidade de um trabalho para investir em algo que não te dá uma garantia de retorno é um passo arriscado. Logo, algumas coisas precisam ser consideradas antes de tomar essa decisão.
Qualquer um pode se tornar um empreendedor, mas nem todo mundo vai gostar de ser um. Para te ajudar a tomar essa decisão, separamos sete perguntas que você deve se fazer antes de empreender. Confira:
O empreendedorismo é para mim? As pessoas podem ficar iludidas com as inúmeras histórias de empreendedores de sucesso. Entretanto, seria preciso considerar que a expectativa de vida da maioria dos negócios é muito baixa. Também é preciso ter em mente que abrir um negócio não fácil e legal como muitas pessoas pensam. Até pode ter seus momentos divertidos, mas é preciso ter em mente que o dinheiro não virá com facilidade. Em vez de criar cenários imaginários de sucesso, ele diz que é preciso focar na essência do empreendedorismo e pensar se isso vai te fazer feliz. “Você prefere ser uma pessoa feliz ou um empreendedor?”
Este é o momento certo para se tornar um empreendedor? Tornar-se um empreendedor vai mudar sua vida radicalmente – e isso inclui a perspectiva financeira. Além disso, seus relacionamentos podem ser afetados pela iniciativa. Por isso, recomendamos considerar todas as mudanças que o empreendedorismo pode causar na sua vida antes de dar esse passo.
O que eu quero alcançar? Tenha seus objetivos em mente. Você quer começar um negócio para sustentar sua família? Ou você quer tornar o mundo um lugar melhor? Nóz, por exemplo, começamos porque identificamos um problema e queríamos fazer do mundo um lugar melhor para os consumidores, com produtos e atendimento de qualidade. Todo empreendedor precisa ter seu propósito bem definido antes de começar, ou seu negócio não irá para lugar nenhum.
Como eu lido com a incerteza? Empreender é entrar em um mundo de incertezas. Se você lida bem com esse tipo de cenário e consegue identificar oportunidades, mesmo nos cenários mais calamitosos, essa pode ser a coisa certa para você.
Eu sou uma pessoa automotivada? Como dono do próprio negócio, você está por conta própria. Não espere que ninguém te agradeça por um trabalho bem-feito, revise o seu trabalho ou motive a si mesmo em momentos difíceis. “Para ser honesto, ninguém liga para o que você está fazendo”. Se você não consegue trabalhar duro por conta própria, segundo ele, isso vai se tornar um problema em algum momento.
Eu sou resiliente? Todo mundo irá procurar defeitos em sua ideia, principalmente quando você estiver no começo de sua jornada. Nossa recomendação é ignorar essas pessoas, mas sempre aprender com tudo o que elas estão dizendo.
Eu conseguirei superar todos os desafios? Quando você se tornar um empreendedor, constantemente irá sentir como se estivesse subindo montanhas. Os desafios serão intermináveis. Mas você deve ser capaz de superá-los e seguir em frente.
Então, empreender é para todo mundo? Acho que não é para todo mundo e sim para quem está com muita disposição para empreender.
TRABALHO DURO
1. Nunca pare de buscar conhecimento
Só o tempo, o estudo e as experiências nos fazem adquirir habilidades que até então eram desconhecidas. A reciclagem do conhecimento deve acontecer constantemente, afinal o mercado muda, assim como os concorrentes e os consumidores. Estude a empresa, o seu ramo de atuação, seus concorrentes diretos e indiretos. Leia, faça cursos, assista a vídeos, aprimore seu conhecimento. Assim, será mais fácil identificar e aproveitar as oportunidades para fazer seu negócio dar certo e sempre apresentar bons resultados. Não pense que é porque está adquirindo uma franquia que os resultados irão cair em seu colo.
2. Esteja preparado para ser um gestor
Não basta apenas investir e começar a trabalhar, gerir um negócio envolve muitas questões como tomar decisões importantes, lidar com questões burocráticas, coordenar pessoas, delegar funções, organizar um planejamento, lidar com finanças e toda a rotina de uma empresa.
Qual é o seu nível de conhecimento sobre esses assuntos? Se sua resposta for pouco ou nenhum, procure se informar sobre essas questões e todos os processos rotineiros de um negócio.
3. Separe o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa
Muitos dos pequenos empreendedores acabam misturando as finanças pessoais com as do negócio e esse é um erro muito grave. Retiradas do caixa fora de datas fixas ou, ainda, pagar contas da empresa com o dinheiro pessoal pode prejudicar a saúde financeira de ambos.
Nesse caso, a dica é ter uma conta para a empresa e uma pessoal, assim você consegue se organizar melhor, além de ter mais controle sobre o andamento do seu negócio.
4. Tenha um fluxo de caixa organizado
Esse é praticamente o “x” da questão. Organização e planejamento financeiro são determinantes para o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Quanto a sua empresa recebe? Quais são suas despesas fixas e variáveis? Dívidas? Investimentos? Em quais períodos há mais entradas e saídas financeiras? Tenha o controle de tudo isso e, a partir desses dados, planeje suas ações e investimentos.
5. Identifique seus pontos fortes e fracos
Ninguém é expert em tudo, e conseguir assumir isso é um ponto forte! Uma autoanálise é fundamental para encontrar novos caminhos e se fortalecer no mercado. Use os pontos fortes a seu favor e reconheça seus pontos fracos para driblá-los e para melhorá-los.
6. Automatize alguns processos
Se você realiza manualmente todas as tarefas administrativas, sabe que o tempo diário gasto com elas não é tão pouco assim. Imagine poder focar em questões estratégicas para alavancar a sua marca enquanto um sistema realiza muitas dessas atividades operacionais por você?
A boa notícia é que hoje quase tudo pode ser automatizado, existe uma infinidade de maquinários, programas e softwares voltados para atividades próprias da administração, como controle de estoque, emissão de notas fiscais, controle financeiro, etc.
7. Conheça o seu cliente
De nada vai adiantar você se preocupar com todas as etapas anteriores, se você não conhecer exatamente quem é o seu cliente. É preciso definir quem é seu público-alvo. Quem são os potenciais compradores dos seus salgados e pra qual ocasião eles costumam comprar? Qual é a renda e a idade dos seus clientes? O que eles mais procuram?
Para responder a essas e outras questões importantes é indicado criar uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente, com base em informações reais. Assim, fica muito mais fácil desenvolver um serviço personalizado e que atenda as expectativas dos consumidores.
8. Trabalho duro e presença
Um negócio novo precisa de 100% de comprometimento, é preciso estar ligado na empresa 100% do tempo pelos primeiros 2 anos, no mínimo. Dessa forma você consegue adquirir conhecimento, ganhar respeito, de clientes e colaboradores, além de construir uma empresa forte, com sua cara e seu jeito de gerir. Não acredite que será fácil, ou mais fácil só porque está adquirindo uma empresa com processos já alinhados.