
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
Para captar clientes é essencial pensar em todos os detalhes do empreendimento e oferecer diferenciais atrativos, há muito a se considerar como vimos até agora, logo não poderia ser diferente na parte prática da estruturação do negócio. Definir os produtos que serão oferecidos é fundamental para a estruturação física, a disposição de equipamentos, disposição de controles, ordem da produção, uma vez que isto pode facilitar muito a rotina do estabelecimento. Um layout que possibilite produtividade e eficiência.
A princípio, deve existir uma estrutura que vai receber muita coisa pronta e a unidade franqueada vai produzir pouca coisa e somente assar e finalizar grande parte dos produtos que chegarem da matriz. Mas com o tempo e experiência, o franqueado pode aumentar a frequência e quantidade de produção, vindo a produzir quase tudo em sua unidade, se achar interessante.
A Nóz da muito valor a marca e aos produtos que produz, por isso em exposição deve existir uma grande maioria de itens próprios, fortalecendo ainda mais a marca e seus derivados. Isso traz vantagens para todos da rede, que vão perceber que a margem dos produtos próprios é maior.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A lista de equipamentos necessários encontra-se abaixo e TEMOS também em tabela disponibilizada para orçamentos.

ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS
Aqui temos uma visão geral sobre os processos produtivos da Nóz. No manual de Operação os processos serão melhor descritos e divididos com as funções que cada colaborador deve assumir.
Recepção e estocagem
Envolve o controle de entrada e saída, prazo de validade e nível de estoque de matérias-primas para a produção, embalagens e produtos acabados para o salão de vendas, além do envio destes dados para a administração, em tempo hábil.
Atenção especial deve ser dedicada aos produtos que precisam ser mantidos em câmara de refrigeração e congelamento. Nestes casos, é fundamental observar a temperatura de recepção, pois se estiver acima da recomendada a vida útil do produto pode estar sendo reduzida, independentemente da data de validade. Isto é muito importante para itens de revenda como queijos, embutidos, iogurtes, leite pasteurizado, etc.
Produção e finalização
O produto deve sair em quantidades mínimas, várias vezes por dia. Na fixação dos horários é preciso observar os costumes da população local. Para a 1ª remessa de pães ser vendida, o empreendedor precisa estruturar a equipe de funcionários de modo a concluir um revezamento de pessoal que garanta produtividade e evite desperdício.
O setor industrial da empresa deverá trabalhar em dois turnos de aproximadamente 7:20 horas cada, numa média mensal de 26 dias.
Exposição e Vendas
No Salão de Vendas, é preciso criar maneiras diferenciadas de exposições. Um produto pode ser exposto de várias maneiras. Além disto, precisa-se hierarquizá-los. Existem produtos de melhor qualidade, de melhores marcas e, consequentemente, de maior valor. A loja precisa destes espaços de exposição diferenciados a fim de dar um maior destaque e valorização para eles.
Como o pão gera certa frequência de clientes, ele precisa estar exposto estrategicamente dentro da loja para que se concretize a venda agregada dos outros produtos. Com isso, o balcão do pão deve estar, preferencialmente, ao fundo do estabelecimento. Primeiramente, pela proximidade com o local onde o produto é feito, facilitando a logística de abastecimento.
Higiene e organização
Os cuidados com as instalações são fatores importantes dentro do processo produtivo de uma padaria, porém, higiene pessoal é um ponto fundamental na busca da qualidade e na prevenção contra a contaminação dos alimentos. É através das condições de saúde, dos hábitos higiênicos e principalmente da postura do manipulador que o sucesso no controle do nível de contaminação de uma padaria será determinado.
Administração
Os dados gerados pelas áreas de controle de estoque, produção e vendas são organizados, produzindo informações valiosas sobre a administração da padaria, seja sobre o nível e giro do estoque, produtos mais vendidos, número de clientes, horários de maior atendimento, etc. Além destas informações a manutenção e controle dos registros de empregados, compras, contas a pagar e relacionamento com bancos, fornecedores e prestadores de serviço (contadores, técnicos de informática, etc.) são tarefas importantes na gestão de uma padaria.