top of page

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Para captar clientes é essencial pensar em todos os detalhes do empreendimento e oferecer diferenciais atrativos, há muito a se considerar como vimos até agora, logo não poderia ser diferente na parte prática da estruturação do negócio. Definir os produtos que serão oferecidos é fundamental para a estruturação física, a disposição de equipamentos, disposição de controles, ordem da produção, uma vez que isto pode facilitar muito a rotina do estabelecimento. Um layout que possibilite produtividade e eficiência.

A princípio, deve existir uma estrutura que vai receber muita coisa pronta e a unidade franqueada vai produzir pouca coisa e somente assar e finalizar grande parte dos produtos que chegarem da matriz. Mas com o tempo e experiência, o franqueado pode aumentar a frequência e quantidade de produção, vindo a produzir quase tudo em sua unidade, se achar interessante.

A Nóz da muito valor a marca e aos produtos que produz, por isso em exposição deve existir uma grande maioria de itens próprios, fortalecendo ainda mais a marca e seus derivados. Isso traz vantagens para todos da rede, que vão perceber que a margem dos produtos próprios é maior.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A lista de equipamentos necessários encontra-se abaixo e TEMOS também em tabela disponibilizada para orçamentos.

image.png

ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Aqui temos uma visão geral sobre os processos produtivos da Nóz. No manual de Operação os processos serão melhor descritos e divididos com as funções que cada colaborador deve assumir.

 

Recepção e estocagem

Envolve o controle de entrada e saída, prazo de validade e nível de estoque de matérias-primas para a produção, embalagens e produtos acabados para o salão de vendas, além do envio destes dados para a administração, em tempo hábil.

Atenção especial deve ser dedicada aos produtos que precisam ser mantidos em câmara de refrigeração e congelamento. Nestes casos, é fundamental observar a temperatura de recepção, pois se estiver acima da recomendada a vida útil do produto pode estar sendo reduzida, independentemente da data de validade. Isto é muito importante para itens de revenda como queijos, embutidos, iogurtes, leite pasteurizado, etc.

 

Produção e finalização

O produto deve sair em quantidades mínimas, várias vezes por dia. Na fixação dos horários é preciso observar os costumes da população local. Para a 1ª remessa de pães ser vendida, o empreendedor precisa estruturar a equipe de funcionários de modo a concluir um revezamento de pessoal que garanta produtividade e evite desperdício.

O setor industrial da empresa deverá trabalhar em dois turnos de aproximadamente 7:20 horas cada, numa média mensal de 26 dias.

 

Exposição e Vendas

No Salão de Vendas, é preciso criar maneiras diferenciadas de exposições. Um produto pode ser exposto de várias maneiras. Além disto, precisa-se hierarquizá-los. Existem produtos de melhor qualidade, de melhores marcas e, consequentemente, de maior valor. A loja precisa destes espaços de exposição diferenciados a fim de dar um maior destaque e valorização para eles.

Como o pão gera certa frequência de clientes, ele precisa estar exposto estrategicamente dentro da loja para que se concretize a venda agregada dos outros produtos. Com isso, o balcão do pão deve estar, preferencialmente, ao fundo do estabelecimento. Primeiramente, pela proximidade com o local onde o produto é feito, facilitando a logística de abastecimento.

 

Higiene e organização

Os cuidados com as instalações são fatores importantes dentro do processo produtivo de uma padaria, porém, higiene pessoal é um ponto fundamental na busca da qualidade e na prevenção contra a contaminação dos alimentos. É através das condições de saúde, dos hábitos higiênicos e principalmente da postura do manipulador que o sucesso no controle do nível de contaminação de uma padaria será determinado.

 

Administração

Os dados gerados pelas áreas de controle de estoque, produção e vendas são organizados, produzindo informações valiosas sobre a administração da padaria, seja sobre o nível e giro do estoque, produtos mais vendidos, número de clientes, horários de maior atendimento, etc. Além destas informações a manutenção e controle dos registros de empregados, compras, contas a pagar e relacionamento com bancos, fornecedores e prestadores de serviço (contadores, técnicos de informática, etc.) são tarefas importantes na gestão de uma padaria.

© 2015 por Nóz Café & Pães. Orgulhosamente criado por Nóz mesmos

bottom of page