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SOBRE PADARIAS E FRANQUIAS

O tradicional modelo de negócios de padaria levou um chacoalhão durante a pandemia. Historicamente acostumada a um relacionamento presencial diário com os clientes, as padarias tradicionais se viram sem ter como se comunicar com os clientes quando a quarentena foi decretada. Ainda que as padarias não tenham sido obrigadas a fechar as portas, a circulação nas ruas caiu drasticamente, afetando negativamente o resultado financeiro dessas, favorecendo padarias menos tradicionais e dispostas a pivotar para diferentes modelos, principalmente para entregas. Nesse sentido a Nóz se saiu muito bem, tendo trabalhado muito a marca para que tivesse grande presença, principalmente, na casa dos consumidores. Isso só foi possível graças ao trabalho de design de embalagens.

Padarias tem várias vantagens quando falamos de alimentação, além de ser um tipo de empresa bem visto pelo público brasileiro, as padarias são vistas como ambientes que podem oferecer tudo, sem que isso afete o valor ou qualidade percebidos. Diferente de uma cafeteria ou supermercado, que são vistos como inadequados para determinado tipo de oferta.

Enquanto uma padaria pode colocar almoço e ser chamada de inovadora, uma cafeteria seria taxada como próxima da falência.

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Padarias oferecem facilidade para encomendas, pedidos para empresas e coffeebreaks, enquanto supermercados podem ser percebidos como mais restritos para alguns pedidos.

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UNIDADE DE PIRACICABA

Sabendo que padarias são, por si só, um bom negócio, devido sua maleabilidade com relação ao fornecimento de produtos e serviços, ainda temos uma vantagem extra, que está relacionada ao modelo de franquia.

Franquias são empresas baseadas em marcas fortes, que tem experiência no ramo e fazem com que os erros não se repitam, por isso que apenas 5% das franquias fecham nos primeiros anos, contra 23% das empresas sem uma rede de franquias por trás.

Com um negócio consolidado, a franquia está sempre inovando e criando maneiras dos franqueados ganharem cada dia mais, seja com parcerias ou por meio de um volume maior de compra, trazendo pra rede economia de escala e lucratividade.

AVALIANDO O PONTO COMERCIAL

Renda

A renda é um dos principais critérios, pois com base nos dados é possível prever o quanto os moradores podem estar dispostos a pagar. Outra informação interessante que parte desse principio  é o ticket médio gasto em alimentação fora do domicílio.

O brasileiro gasta em média 25% da sua renda  com alimentação, sendo que entre as classes sociais mais altas, 35% a 50% deste valor é destinado a alimentação fora de casa.

Sugestão de renda: entre R$ 4.000,00 e R$ 15.000 reais por mês.

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Fluxo de pessoas

A densidade de pessoas deve ser observado por meio das ferramentas de mapas e também em visitas ao local nos horários comerciais.

O primeiro serve para prever a capacidade de captura de clientes e validar os horários de movimento. O segundo  ajuda na compreensão do perfil das pessoas que transitam nas áreas próximas, e por quais motivos.

Sugestão: avaliar áreas de até 5 minutos de distância a pé do ponto comercial.

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Comércio local

O comércio local é um ótimo indicador do perfil e do ticket médio de compra do público que transita na região, como também transparece comportamentos de consumo e horários de fluxo.

É importante observar se as operações próximas são marcas conhecidas ou restaurantes de referência na cidade. Se prezam pela qualidade de produto e atendimento e se são frequentadas pelo público que potencialmente iria ao Bar do Urso.

Sugestão: próximo a operações de alimentação como hamburguerias e bares, como também de lojas que tenham o perfil mais elevado.

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Perfil da Área

Áreas comerciais de alto padrão são favoráveis pois o fluxo de pessoas transitando no principal período de consumo – 7:00 até 20:00 – é maior, além de favorecer um faturamento mais regular entre os dias da semana. Mas cuidado com pessoas andando a pé, elas não são nosso público alvo.

As regiões residenciais por sua vez tendem a ter uma curva de maturação mais extensa porque é fundamental aplicar recursos de comunicação que atraiam o público. Nesses casos, busque ruas em que o movimento seja maior e que já tenha algum fluxo.

Sugestão: regiões com prédios comerciais, residenciais e faculdades de alto padrão.

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Metragem

A metragem ideal quando avaliamos o investimento e a projeção de faturamento é de 300m².

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Condições comerciais

O custo de ocupação deve representear no máximo 8% do faturamento projetado.

Condições físicas

Selecionar imóveis em boas condições estruturais para  diminuir o custo e tempo de obras.

 

Dicas importantes:

 

É super importante estacionamento

Fachada de no mínimo 4 metros;

Importante ter local fora da padaria para colocar mesas, as pessoas adoram ambientes externos

Atente-se a procurar imóveis que não obrigam a ter horários fixos de abertura

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TRABALHO DURO

1. Nunca pare de buscar conhecimento

Só o tempo, o estudo e as experiências nos fazem adquirir habilidades que até então eram desconhecidas. A reciclagem do conhecimento deve acontecer constantemente, afinal o mercado muda, assim como os concorrentes e os consumidores. Estude a empresa, o seu ramo de atuação, seus concorrentes diretos e indiretos. Leia, faça cursos, assista a vídeos, aprimore seu conhecimento. Assim, será mais fácil identificar e aproveitar as oportunidades para fazer seu negócio dar certo e sempre apresentar bons resultados. Não pense que é porque está adquirindo uma franquia que os resultados irão cair em seu colo.

 

2. Esteja preparado para ser um gestor

Não basta apenas investir e começar a trabalhar, gerir um negócio envolve muitas questões como tomar decisões importantes, lidar com questões burocráticas, coordenar pessoas, delegar funções, organizar um planejamento, lidar com finanças e toda a rotina de uma empresa.

Qual é o seu nível de conhecimento sobre esses assuntos? Se sua resposta for pouco ou nenhum, procure se informar sobre essas questões e todos os processos rotineiros de um negócio.

 

3. Separe o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa

Muitos dos pequenos empreendedores acabam misturando as finanças pessoais com as do negócio e esse é um erro muito grave. Retiradas do caixa fora de datas fixas ou, ainda, pagar contas da empresa com o dinheiro pessoal pode prejudicar a saúde financeira de ambos.

Nesse caso, a dica é ter uma conta para a empresa e uma pessoal, assim você consegue se organizar melhor, além de ter mais controle sobre o andamento do seu negócio.

 

4. Tenha um fluxo de caixa organizado

Esse é praticamente o “x” da questão. Organização e planejamento financeiro são determinantes para o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Quanto a sua empresa recebe? Quais são suas despesas fixas e variáveis? Dívidas? Investimentos? Em quais períodos há mais entradas e saídas financeiras? Tenha o controle de tudo isso e, a partir desses dados, planeje suas ações e investimentos.

 

5. Identifique seus pontos fortes e fracos

Ninguém é expert em tudo, e conseguir assumir isso é um ponto forte! Uma autoanálise é fundamental para encontrar novos caminhos e se fortalecer no mercado. Use os pontos fortes a seu favor e reconheça seus pontos fracos para driblá-los e para melhorá-los.

 

6. Automatize alguns processos

Se você realiza manualmente todas as tarefas administrativas, sabe que o tempo diário gasto com elas não é tão pouco assim. Imagine poder focar em questões estratégicas para alavancar a sua marca enquanto um sistema realiza muitas dessas atividades operacionais por você?

A boa notícia é que hoje quase tudo pode ser automatizado, existe uma infinidade de maquinários, programas e softwares voltados para atividades próprias da administração, como controle de estoque, emissão de notas fiscais, controle financeiro, etc.

 

7. Conheça o seu cliente

De nada vai adiantar você se preocupar com todas as etapas anteriores, se você não conhecer exatamente quem é o seu cliente. É preciso definir quem é seu público-alvo. Quem são os potenciais compradores dos seus salgados e pra qual ocasião eles costumam comprar? Qual é a renda e a idade dos seus clientes? O que eles mais procuram?

Para responder a essas e outras questões importantes é indicado criar uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente, com base em informações reais. Assim, fica muito mais fácil desenvolver um serviço personalizado e que atenda as expectativas dos consumidores.

 

8. Trabalho duro e presença

Um negócio novo precisa de 100% de comprometimento, é preciso estar ligado na empresa 100% do tempo pelos primeiros 2 anos, no mínimo. Dessa forma você consegue adquirir conhecimento, ganhar respeito, de clientes e colaboradores, além de construir uma empresa forte, com sua cara e seu jeito de gerir. Não acredite que será fácil, ou mais fácil só porque está adquirindo uma empresa com processos já alinhados.

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